O exame de paternidade pode ser realizado de forma anônima. Nesta modalidade de exame as pessoas não são identificadas e as suas amostras biológicas coletadas são cadastradas apenas com uma identificação codificada. Nesta modalidade podem ser realizados exames de trios, duos, irmandade ou post mortem. Os procedimentos de controle de qualidade, contraprova laboratorial, precisão maior do que 99,9999% em casos de inclusão de paternidade e 100% no caso de exclusões de paternidade são exatamente os mesmos utilizados em exames realizados com a identificação das pessoas envolvidas. O resultado também é entregue nos mesmos prazos. Por não conter a identificação das pessoas no resultado emitido, este tipo de exame obviamente, não tem valor perante a Justiça e serve tão somente para dirimir dúvidas de relacionamento de vínculo genético entre as pessoas em total sigilo. Frequentemente estes exames são realizados mediante a solicitação de um kit de coleta de células bucais (coleta de saliva) a ser utilizado em total sigilo em casa (kit “DNA em casa”). A coleta é realizada pelas próprias pessoas seguindo as instruções fornecidas no kit de coleta. Em seguida o kit é enviado ou levado pessoalmente para o laboratório Heréditas.

Kit “DNA em casa” – Instruções de coleta e envio de amostras

O kit DNA em casa da Heréditas contém todo o material necessário para a realização da coleta de forma simples e rápida. O kit inclui uma folha de instruções e uma ficha de identificação e autorização a ser preenchida pelos participantes do exame (este preenchimento é dispensado no caso do cliente desejar realizar um exame de DNA anônimo). Devem ser coletadas duas amostras de células bucais (comumente chamada coleta de saliva) de cada pessoa. Estas amostras são devidamente identificadas, acondicionadas em envelopes específicos e colocadas juntamente com a ficha de identificação no envelope cartão, o qual deve ser selado com o lacre inviolável numerado. Sempre que possível peça para as pessoas enxaguarem a boca com água antes da coleta (sirva um copo de água a cada pessoa). O procedimento de coleta é bastante simples. Utilize os tubos de tampa vermelha para as amostras da mãe (caso ela esteja participando), tubos de tampa azul para o suposto pai e tubos de tampa amarela para a criança testada. Escove a parte interna da bochecha com movimentos firmes girando a escova em toda a extensão da bochecha para coletar células da mucosa bucal.

ATENÇÃO: a escovação da bochecha deve ser feita por pelo menos 30 segundos

Em seguida, a escova deve ser enxaguada por 30 segundos no líquido presente no microtubo plástico visando soltar as células das cerdas. Faça movimentos giratórios com a escova e a movimente para cima e para baixo,. A solução no tubo ficará turva por alguns segundos. O procedimento então é repetido com a segunda escova na segunda bochecha e a amostra é enxaguada no segundo microtubo. Os microtubos devem ser fechados rosqueando firmemente a tampa até o fim para evitar vazamentos. Os microtubos são em seguida inseridos em seus devidos envelopes (mãe= envelope rosa; criança= envelope amarelo e suposto pai= envelope azul) e a informação solicitada sobre cada envelope preenchida (nome completo e assinatura da pessoa que cedeu as amostras, data da coleta, e assinatura de quem coletou as amostras). As amostras devidamente identificadas nos envelopes específicos são colocadas juntamente com a ficha de identificação no envelope cartão, o qual deve ser selado com o lacre inviolável numerado.

ATENÇÃO: o laboratório Heréditas somente analisará amostras biológicas que chegarem em kit devidamente lacrado.

OUTROS EXAMES

Exame TRIO

EXAME DE TRIO

Esta é a modalidade mais popular de exame de DNA para investigação de paternidade, denominada comumente de exame de trio, pois dele participam três pessoas.

Exame DUO

EXAME DE DUO

Este é o exame de paternidade realizado sem a participação da mãe, utilizando somente amostras biológicas de duas pessoas, ou seja, amostras do(a) filho(a) e do suposto pai.

Exame de Suposto Pai falecido (post mortem)

EXAME DE SUPOSTO PAI FALECIDO (POST MORTEM)

Quando o suposto pai já faleceu o exame de paternidade é realizado analisando o DNA dos parentes biológicos de primeiro grau do falecido.

Exame de DNA em casa

EXAME DE DNA EM CASA

Nestes casos o cliente pode solicitar o envio ou retirar pessoalmente na Heréditas um kit exclusivo de coleta de amostras, totalmente gratuito. Amostras de saliva das pessoas participantes do exame...

Exame de Irmandade

EXAME DE IRMANDADE

O exame de irmandade permite determinar a probabilidade de duas ou mais pessoas serem irmãs de mesmo pai e mesma mãe (irmandade completa) ou somente de pai ou de mãe (meia irmandade).

Perfil Genético Individual

PERFIL GENÉTICO INDIVIDUAL

Este exame tem por objetivo gerar o perfil genético de um indivíduo, o qual pode ser utilizado mais tarde para diferentes finalidades incluindo exame de paternidade, maternidade, irmandade...

Cromossomos X ou Y

CROMOSSOMOS X OU Y

Os exames de vínculo genético entre pessoas podem ser realizados ou, em geral, complementados pela análise dos cromossomos sexuais, ou seja, cromossomo Y ou cromossomo X.

Entrega de laudos

ENTREGA DE LAUDOS

Duas cópias do laudo são emitidas para cada exame e entregues exclusivamente às pessoas que participaram do exame, pessoalmente, pelo correio ou por e-mail para endereço informado pelo cliente.

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Oi em que posso ajudar?