Cromossomos X ou Y

Os exames de vínculo genético entre pessoas podem ser realizados ou, em geral, complementados pela análise dos cromossomos sexuais, ou seja, cromossomo Y ou cromossomo X.

O cromossomo Y é herdado de forma patrilínea, ou seja, entre pai e filho ao longo das gerações. Por exemplo, pai e filho, ou neto e avô pelo lado paterno, ou ainda irmãos de mesmo pai ou primos cujos pais são irmãos de um mesmo pai, apresentam o mesmo cromossomo Y.

Quando dois homens apresentam um cromossomo Y diferente é possível concluir que os dois não têm vínculo genético paterno.

O cromossomo X, por sua vez, é geralmente utilizado para complementar exames post mortem envolvendo crianças do sexo feminino, ou exames de irmandade, neste caso tanto em pessoas do sexo feminino como masculino. O fato que o homem possui somente um cromossomo X o qual é herdado por todas suas filhas é um elemento muito útil em investigações complexas de vínculo genético.

A Heréditas foi um dos primeiros laboratórios privados no Brasil a implementar a análise de marcadores genéticos nos cromossomos X e Y na rotina de exames de vínculo genético. A elevada precisão e confiabilidade dos exames mais complexos que a Heréditas realiza (exames post mortem e exames de irmandade) requer a análise dos cromossomos sexuais.

OUTROS EXAMES

Exame TRIO

EXAME DE TRIO

Esta é a modalidade mais popular de exame de DNA para investigação de paternidade, denominada comumente de exame de trio, pois dele participam três pessoas.

Exame DUO

EXAME DE DUO

Este é o exame de paternidade realizado sem a participação da mãe, utilizando somente amostras biológicas de duas pessoas, ou seja, amostras do(a) filho(a) e do suposto pai.

Exame de Suposto Pai falecido (post mortem)

EXAME DE SUPOSTO PAI FALECIDO (POST MORTEM)

Quando o suposto pai já faleceu o exame de paternidade é realizado analisando o DNA dos parentes biológicos de primeiro grau do falecido.

biological-specimen-724239943-593580783df78c08ab8978ed (2)

EXAME DE DNA ANÔNIMO

O exame de paternidade pode ser realizado de forma anônima. Nesta modalidade de exame as pessoas não são identificadas e as suas amostras biológicas coletadas são cadastradas...

Exame de DNA em casa

EXAME DE DNA EM CASA

Nestes casos o cliente pode solicitar o envio ou retirar pessoalmente na Heréditas um kit exclusivo de coleta de amostras, totalmente gratuito. Amostras de saliva das pessoas participantes do exame...

Exame de Irmandade

EXAME DE IRMANDADE

O exame de irmandade permite determinar a probabilidade de duas ou mais pessoas serem irmãs de mesmo pai e mesma mãe (irmandade completa) ou somente de pai ou de mãe (meia irmandade).

Perfil Genético Individual

PERFIL GENÉTICO INDIVIDUAL

Este exame tem por objetivo gerar o perfil genético de um indivíduo, o qual pode ser utilizado mais tarde para diferentes finalidades incluindo exame de paternidade, maternidade, irmandade...

Entrega de laudos

ENTREGA DE LAUDOS

Duas cópias do laudo são emitidas para cada exame e entregues exclusivamente às pessoas que participaram do exame, pessoalmente, pelo correio ou por e-mail para endereço informado pelo cliente.

WhatsApp chat