Exame de Trio – Mãe, Filho(a) e Suposto Pai
Esta é a modalidade mais popular de exame de DNA para investigação de paternidade, denominada comumente de exame de trio, pois dele participam três pessoas.
Neste exame de paternidade são coletadas e utilizadas amostras biológicas da mãe, do(a) filho(a) e do suposto pai indicado no exame.
Neste exame a presença da mãe permite definir a contribuição genética materna transmitida para a criança e verificar a maternidade da criança. Em outras palavras, neste exame também é realizado um teste que confirma a maternidade. Embora seja um evento muito raro, pode ocorrer da criança ter sido trocada na maternidade. Nestes casos o exame de trio também identifica estas ocorrências.
A Heréditas utiliza um conjunto internacionalmente padronizado de 16 a 20 marcadores genéticos na realização de exames de trio, além de um marcador específico dos cromossomos sexuais que permite identificar se a amostra de DNA é de origem masculina ou feminina.
OUTROS EXAMES

EXAME DE DUO
Este é o exame de paternidade realizado sem a participação da mãe, utilizando somente amostras biológicas de duas pessoas, ou seja, amostras do(a) filho(a) e do suposto pai.

EXAME DE SUPOSTO PAI FALECIDO (POST MORTEM)
Quando o suposto pai já faleceu o exame de paternidade é realizado analisando o DNA dos parentes biológicos de primeiro grau do falecido.

EXAME DE DNA ANÔNIMO
O exame de paternidade pode ser realizado de forma anônima. Nesta modalidade de exame as pessoas não são identificadas e as suas amostras biológicas coletadas são cadastradas...

EXAME DE DNA EM CASA
Nestes casos o cliente pode solicitar o envio ou retirar pessoalmente na Heréditas um kit exclusivo de coleta de amostras, totalmente gratuito. Amostras de saliva das pessoas participantes do exame...

EXAME DE IRMANDADE
O exame de irmandade permite determinar a probabilidade de duas ou mais pessoas serem irmãs de mesmo pai e mesma mãe (irmandade completa) ou somente de pai ou de mãe (meia irmandade).

PERFIL GENÉTICO INDIVIDUAL
Este exame tem por objetivo gerar o perfil genético de um indivíduo, o qual pode ser utilizado mais tarde para diferentes finalidades incluindo exame de paternidade, maternidade, irmandade...

CROMOSSOMOS X OU Y
Os exames de vínculo genético entre pessoas podem ser realizados ou, em geral, complementados pela análise dos cromossomos sexuais, ou seja, cromossomo Y ou cromossomo X.

ENTREGA DE LAUDOS
Duas cópias do laudo são emitidas para cada exame e entregues exclusivamente às pessoas que participaram do exame, pessoalmente, pelo correio ou por e-mail para endereço informado pelo cliente.