Exame de Trio – Mãe, Filho(a) e Suposto Pai

Esta é a modalidade mais popular de exame de DNA para investigação de paternidade, denominada comumente de exame de trio, pois dele participam três pessoas.

Neste exame de paternidade são coletadas e utilizadas amostras biológicas da mãe, do(a) filho(a) e do suposto pai indicado no exame.

Neste exame a presença da mãe permite definir a contribuição genética materna transmitida para a criança e verificar a maternidade da criança. Em outras palavras, neste exame também é realizado um teste que confirma a maternidade. Embora seja um evento muito raro, pode ocorrer da criança ter sido trocada na maternidade. Nestes casos o exame de trio também identifica estas ocorrências.

A Heréditas utiliza um conjunto internacionalmente padronizado de 16 a 20 marcadores genéticos na realização de exames de trio, além de um marcador específico dos cromossomos sexuais que permite identificar se a amostra de DNA é de origem masculina ou feminina.

O exame passa por contraprova laboratorial de rotina e atinge uma precisão maior do que 99,9999% em casos de inclusão de paternidade e 100% no caso de exclusão de paternidade. O resultado é entregue em 5 dias úteis.