Entrega de laudos

Two business partners signing a document

O resultado do exame de DNA é fornecido na forma de um Laudo Técnico Pericial, assinado pelos diretores da Heréditas. O Laudo é emitido em papel timbrado e inclui as informações sobre o profissional que se responsabilizou pela coleta (nome, identidade e localidade quando a coleta for realizada fora de Brasília).

Duas cópias do laudo são emitidas para cada exame e entregues exclusivamente às pessoas que participaram do exame, pessoalmente ou pelo correio. Geralmente uma cópia é entregue para o suposto pai e outra para a mãe ou, na ausência desta, para o filho maior de idade, ou ainda para pessoas devidamente autorizadas pelos participantes do exame. Cópias adicionais podem ser fornecidas sob requisição do cliente, mediante pagamento de uma taxa extra.

Em hipótese alguma são fornecidos resultados pelo telefone.

Resultados de exames amigáveis (extra judiciais)


O Laudo é entregue pessoalmente ou é enviado ao cliente por carta registrada em 5 dias úteis. Esse prazo sempre será contado a partir do dia seguinte da data de coleta das amostras.

Em casos de urgência a página de conclusões do Laudo poderá ser enviada via e-mail ou fax para o cliente, mas somente em casos extra-judiciais.

Resultados de exames em processos judiciais


Em casos judiciais, normalmente a Vara de Família, a Defensoria Pública ou a Promotoria solicitam uma proposta de trabalho na qual é marcada uma data e hora para a realização da coleta de amostras biológicas das partes. Esta proposta é enviada pelo correio para ser anexada ao processo judicial, caso já tenha sido instaurado.

No caso de exames realizados através de laboratórios conveniados com a Heréditas, o profissional responsável pelo laboratório parceiro pode ser indicado como perito. Este perito se responsabilizará por parte da cadeia de custódia das amostras, ou seja, pelos procedimentos de identificação, coleta e o envio das amostras para a Heréditas. Além disso, este perito manterá contato com os interessados através da apresentação de propostas e envio de Laudos.

Em exames judiciais, as partes envolvidas têm o direito ao “segredo de justiça” e os laudos dos exames são enviados diretamente à Vara de Família, Defensoria Pública ou Promotoria por correio registrado e com AR (Aviso de Recebimento).

O resultado é tipicamente comunicado às partes em audiência ou alternativamente o Juiz “abre vista” aos advogados das partes que, então, tem acesso ao Laudo. Após a comunicação do resultado em Juízo, cópias adicionais dos resultados podem ser fornecidas ao cliente, mediante pagamento de uma taxa extra.